Disfunção Temporomandibular (DTM) e dor orofacial.

Você tem dores de cabeças frequentes?

Saiba que isso pode ser uma Disfunção Temporomandibular e dor orofacial. Disfunção temporomandibular e dor orofacial é uma especialidade da odontologia, que trata das alterações patológicas da articulação temporomandibular (ATM), e das dores do processo estomatognático e faciais.

As DTMs (disfunções temporomandibulares) são modificações patológicas relacionadas à articulação temporomandibular (ATM), que articula o crânio e a mandíbula podendo ser tanto da parte muscular mastigatória, ligamentar e nervosa, na região buço-facial ou cervical. Estas articulações funcionam em dupla. Pode ter como consequência dores de cabeça ou pescoço, ruídos articulares (estalos), zumbidos ou plenitude no ouvido, limitação de abertura bucal, desgaste nos dentes e dificuldades na mastigação.

De etiologia ainda não definida, acredita-se que o stress seja o principal desencadeante, além de hábitos deletéricos de bruxismo, trauma na região da cabeça e pescoço, má-postura e má-oclusão. As DTMs não tem cura e o tratamento consiste em combater as consequências (mialgias, contraturas musculares, desordens inflamatórias…) bem como a prevenção. O tratamento muitas vezes é realizado com medicações (relaxantes musculares , anti-inflamatórios, analgésicos), fisioterapias e a utilização de placas orais miorrelaxantes. A realização de um diagnóstico correto aliado a um tratamento eficiente consegue solucionar os problemas relacionados a essa patologia. Gostou de artigo ou ainda tem dúvidas, teremos prazer em responder.

Atenciosamente.
Dr. Remo Rabêllo Mesquita Filho